domingo, 2 de janeiro de 2011

Marílson Gomes conquista tricampeonato na São Silvestre

Por Monique Barleben | 31/12/2010 - Atualizada às 22:22

"Após quatro anos sem competir na disputa brasileira mais importante, Marílson Gomes supera africanos e se torna tricampeão. Além do brasileiro confirmar o favoritismo, a alegria verde-amarela ficou ainda mais completa com a chegada da vice-campeã Simone da Silva, ultrapassada apenas pela queniana Alice Timbilili, que quebrou o recorde da prova ao conquistar a marca de 50min19".

Marílson Gomes conquista tricampeonato na São SilvestreCorredores com vida, origens e histórias diferentes lutaram pelo mesmo sonho em comum nesta sexta-feira (31/12/2010): ganhar a Corrida Internacional de São Silvestre. Só na Av. Paulista, mais de 21 mil participantes da competição e torceram para que o lugar mais alto do pódio fosse ocupado por um brasileiro, mas quem realizou o desejo de milhares de pessoas pelo país foi o fundista Marílson.

“Foi uma prova difícil, realmente de muita superação. Tentei imprimir um ritmo que não deixasse fácil para ninguém”, conta o corredor bicampeão da Maratona de Nova York, que também reclamou da forte umidade. “O clima atrapalhou um pouco, acho que os demais atletas sentiram também. Não consegui ficar solto durante a prova”, diz o tricapeão, que cruzou a linha de chegada em 44min07.

Ainda segundo o brasiliense, de 33 anos, ele não é melhor dos que os outros atletas só porque venceu. “Acho que tudo vai da fase que o corredor está vivendo. Hoje eu ganhei, mas amanhã posso perder alguma competição para outros adversários”, assume o recordista sul-americano nos 5.000 m, 10.000 m em pista e meia-maratona.

Marílson também garante que apesar das competidoras do feminino terem conquistado melhores marcas nesta 86ª da São Silvestre, ele participou da prova não pensando em recorde, mas sim em vitória. “Achava que a corrida só seria definida no final. Mas estava me sentindo bem e resolvi abrir no grupo da frente antes do que havia previsto. A estratégia acabou dando certo e consegui ganhar de novo", diz o atleta, morador da cidade de Santo André, que segue para a maratona de Tóquio, no próximo ano.

Logo após o brasileiro chegaram os quenianos Barnabas Kosgei e James Kwambai, que finalizaram os 15 quilômetros da prova com os tempos de 44min07 e 44min79, respectivamente. "É a primeira vez que corro a São Silvestre e achei o percurso difícil. Contudo, o esforço acabou valendo a pena", conta o segundo corredor a cruzar a linha de chegada nesta sexta-feira, que também é medalhista de ouro na Volta da Pampulha e vice-campeão dos 10k Rio 2010.

Já o terceiro colocado, Kwambai, um dos favoritos da disputa e bicampeão da prova, parabenizou Maílson e disse ter ficado contente com o terceiro lugar. “Eu fiz o melhor que poderia. Agora espero outro resultado para a próxima temporada”. Quando questionado sobre se a umidade havia prejudicado sua performance, a resposta foi negativa. “Nenhuma condição climática é ruim para mim. Gosto de qualquer tipo de tempo para correr e hoje não seria diferente”.

A largada masculina foi dada às 17h47, em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero. Durante a tarde o sol apareceu entre nuvens e a temperatura não passou dos 25°. O recorde da competição continua pertencendo a Paul Tergat, que finalizou o trajeto em 43h12, em 1995.

Mais brasileiro no pódio - Um dos competidores que estreou este ano e surpreendeu foi Giovani do Santos, o segundo melhor brasileiro da disputa. Aos 29 anos, ele superou alguns obstáculos para conseguir demonstrar o talento que possuí e chegou ao pódio como quarto colocado aos 45min15.

“Vivia na roça e depois virei militar. Também cheguei a ter um problema com álcool, mas tinha uma amigo que sempre dizia que corria muito bem e que estava perdendo tempo”, conta o corredor de Minas Gerais. “Coloquei o pé no chão e numa disputa em São Paulo fui falar com o treinador Henrique Viana para saber se ele não tinha interesse em ser meu técnico. No começo ficou indeciso, mas acabou aceitando”, relembra o atleta, que se tornou um corredor profissional há um ano e oito meses.

Fonte: http://www.webrun.com.br/home/conteudo/noticias/index/id/11691

Nenhum comentário: